domingo, 27 de junho de 2010

Sexo e Amor


Uma bela metáfora do mestre Emmanuel. Psicografia de C. Xavier.


Ignorar o sexo em nossa edificação espiritual seria ignorar-nos.

Urge, no entanto, situá-lo a serviço do amor, sem que o amor se lhe subordine.

Imaginemo-los ambos, na esfera da personalidade, como rio e o dique na largueza da terra.

O rio fecunda. O dique controla.

O rio espalha forças. O dique policia-lhes a expansão.

No rio encontramos a natureza. No dique, surpreendemos a disciplina.

Se a corrente ameaça a estabilidade de construções dignas, comparece o dique para canalizá-la proveitosamente, noutro nível.

Contudo, se a corrente supera o dique, aparece a destruição, toda vez que a massa líquida se dilate em volume.

Igualmente, o sexo é a energia criativa, mas o amor necessita estar junto dele a funcionar por leme seguro.

Se a simpatia sexual prenuncia a dissolução de obras morais respeitáveis, é imprescindível que o amor lhe nortei os recursos para manifestações mais altas, porquanto sempre que a atração genésica é mais poderosa que o amor, surgem crises de longo curso, retardando o progresso e o aperfeiçoamento da alma, quando não lhe embargamos passos na loucura ou na frustação, na enfermidade ou no crime.

Tanto quanto o dique precisa erguer-se em defensiva constante, no governo das águas, deve guardar-se o Amor em permanente vigilância, na frenação do impulso emotivo.

Fiscaliza, assim teus próprios desejos. Todo pensamento acalentado tende a expressar-se em ação. Quase sempre, os que chegam além-túmulo, sexualmente depravados, depois de longas perturbações, renascem no mundo, tolerando moléstias insidiosas, quando não se corporifiquem em desesperadora condição inversiva, amargando pesadas provas como consequência dos excessos delituosos a que se renderam.

À maneira de doentes difíceis, no leito da contenção, padecem inibições obscuras ou envergam sinais morfológicos em desacordo com as tendências masculinas ou femininas em que ainda estagiam, no elevado tentame de obstar a própria queda em novos desmandos sentimentais.

Ama, pois, e ama sempre, porque o amor é a essência da própria vida, mas não cogites de ser amado. Ama por filhos do coração aqueles de quem, por enquanto, não podes partilhar a convivência mais íntima, aprendendo o puro Amor fraterno que Jesus nos legou.

MAS SE A INQUIETAÇÃO SEXUAL TE VERGASTA AS HORAS, NÃO TE DECIDAS A ACEITAR O CONSELHO DA IRRESPONSABILIDADE QUE TE INCLINA A PARTIR LEVIANAMENTE " ao encontro de um homem " ou ao " encontro de uma mulher " MUITAS VEZES EM PERIGOSO AGRAVO DE TEUS PROBLEMAS.
Antes de tudo, procura DEUS, na oração, segundo a fé que cultivas, e DEUS que criou o sexo em nós para engrandecimento da criação, na carne e no espírito, ensinar-nos-á como dirigí-lo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário