quinta-feira, 24 de junho de 2010

Somos todos UM

Acredito que tudo está interligado em sua essência e que a separatividade é apenas aparência do mundo fenomênico tridimensional. Na tela do tempo e espaço o infinito torna-se finito. O Agora Eterno, este sim é real e transcende o fenômeno. Este conhecimento é libertador, e pode nos levar a curas profundas em nosso SER e na forma como lidamos com o outro. Aprender a coexistir, é o caminho da libertação das amarras e formas pensamentos que nos levam a ilusão de acreditar na separatividade. Nisto consiste a mensagem do grande Mestre: "Amar o próximo como a si mesmo".

Refletindo um pouco mais...
Uma visão mecanicista e dualista como característica aparente e explicativa do mundo fenomênico, até pela ciência ocidental vem sendo superada, pois o novo paradigma consiste em recuperar a visão do todo e a forma como se deve lidar com a realidade, já que as ciências sociais e naturais sozinhas há muito não dão conta de explicá-la. Uma prova disso é a profusão de títulos à venda como "Inteligência Espiritual" e "Espiritualidade corporativa", num movimento cuja tendência é devolver o homem a sua verdadeira essência espiritual. Com a popularização da Física Quântica através do filme e também livro "Quem somos nós?", esta vem apenas legitimar, se é que isso pode ser legitimação, do que já afirmavam doutrinas ancestrais como o Hermetismo e o Budismo. A Física Quântica vem rompendo as barreiras do sectarismo religioso e ganha força em várias doutrinas, até quem não tem nenhuma religião adota seus princípios. Uma obra bem aceita no mercado editorial é o filme que virou livro: "O Segredo". Uma verdadeira febre e sucesso de vendas. Outro bem conhecido e que pegou carona nessa tendência é o título "Os segredos da mente milionária", todos trazendo lições práticas e exercícos de como solucionar, através de palavras de afirmação e pensamento positivo, os problemas de vida prática e de ordem emocional. As pessoas buscam essas leituras para resolverem problemas de auto-estima, solidão, vícios, crise financeira, entre tantas outras demandas externas que não percebem o que está por dentro disso tudo: o subconsciente. Por trás da cortina do consciente e do fenômeno encontra-se uma faceta da mente tão misteriosa que muitos já se debruçaram em estudá-la e explicá-la inclusive ensinando como lidar com ela. O livro mais popular (e best seller) que conheço é a obra "O poder do subconsciente" do Dr Joseph Murphy.
É bem verdade que essas leituras uma vez colocadas em prática levam a bons resultados e milhões de exemplos não faltam. Realmente a mente é plástica e deve ser conduzida a pulso firme, com o tempo ela obedece desde que se tenha força de vontade. O que percebo é que devemos ter cuidado com a superficialidade na forma em que lidamos com o assunto, não correndo atrás de modismos, buscando estudar e compreender a fundo tais ensinamentos, principalmente porque os paradoxos da vida são uma realidade e o que tenho observado é a crescente angústia do ser humano que busca a realização plena no alcance de metas materiais. Não que o material deva ser ignorado. Em absoluto. Mas quando não se alcança o que se pretende, a frustração acaba sendo maior e a pessoa se sente fracassar e quer desistir. Entendendo erroneamente esses ensinamentos já vi até casos de perdas materiais consideráveis ou situações em que a pessoa entra numa de achar que agora tudo vai "cair no colo" e passam a agir passivamente diante da vida. Por fim, com a decepção, concluem que os ensinamentos da metafísica são só balela e partem para a descrença total, justamente por ignorarem que somos parte de uma grande teia global e que cada um está conectado com o Todo.
Sendo assim, vêm as perguntas: o que realmente dá sentido a vida? o que realmente nos torna plenos, em paz com nossa alma, realizados com nossa missão de vida? Viver é a mesma coisa que existir? o que realmente traz felicidade real, verdadeira, duradoura? Há pensamento positivo, palavras de afirmação, reza ou o que quer que seja que nos poupe de sofrer perdas que deixam feridas na alma difícieis de sarar (isso quando saram)? Será que uma vez que penso positivo e digo palavras de afirmação estou isento de sofrer as consequências dos meus atos passados e presentes? O que é ser rico? Há realmente espaço para pensarmos em fortuna num mundo onde de um lado a miséria, a pobreza extrema e o egoísmo imperam e do outro temos um planeta agonizando, com recursos naturais escassos, clamando urgentemente por socorro por causa do consumo desenfreado?
Ainda bem que tenho amigos que podem me ajudar a encontrar respostas e a direcionar o pensamento positivo. Conto com vocês me ajudar a pensar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário