quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Olive - o floral da renovação



A oliveira é conhecida cientificamente como Olea europaea L., família Oleaceae. São árvores baixas de tronco retorcido nativas da parte oriental do Mar Mediterrâneo. De seus frutos, as azeitonas, os homens no final do período neolítico aprenderam a extrair o azeite. Este óleo era empregado como unguento, combustível ou na alimentação, e por todas estas utilidades, tornou-se uma árvore venerada por diversos povos.

Os gregos, que possivelmente herdaram as técnicas de cultivo da oliveira dos minóicos, associavam a árvore à força e à vida. A oliveira é também citada na Bíblia em várias passagens, tanto a árvore como seus frutos, sendo uma das árvores mais importantes citadas na Escritura por sua conexão direta com o povo de Israel e também pela riqueza de figuras por ela representada.

Esta árvore se chama em hebraico zayit, que significa oliveira, azeitona. Seu uso era muito variado no Oriente Médio, pois ela era famosa por seu fruto, seu óleo e sua madeira. Os povos orientais reputavam-na como um símbolo de beleza, força, da bênção divina e da prosperidade!

Uma das características mais impressionantes da oliveira é sua perenidade! Elas crescem praticamente sob quaisquer condições: nas montanhas ou nos vales, nas pedras ou na terra fértil. Crescem otimamente sob o intenso calor, com pouca água e são quase indestrutíveis! Seu desenvolvimento é lento, porém contínuo. Quando é bem cuidada, pode atingir até 7 (sete) metros de altura. Até as oliveiras doentes continuam a lançar novos ramos! Algumas árvores tem troncos torcidos e velhos, mas sempre com folhas verdes. Ainda que estejam velhas, as oliveiras não deixam de lançar de si novos ramos e dar frutos! Ate 10 ou mais mudas brotam da raiz envolta da árvore. Estima-se que algumas das oliveiras presentes na Palestina nos dias atuais devam ter mais de 2500 anos de idade. Em Santa Iria de Azóia, Portugal, existe uma oliveira com 2850 anos. Ela se adapta tanto à beira mar, resistindo à atmosfera salina quanto no deserto, onde poucas árvores conseguem sobreviver. O óleo produzido pelo fruto da oliveira era usado tanto para ungir o sacerdote bem como para alimentação.

Dadas as suas características, a oliveira simboliza principalmente fidelidade e perseverança. A primeira menção bíblica da oliveira encontra-se em Gênesis(8:11), quando terminado o dilúvio, a pomba encontrou um ramo de oliveira para dizer a Noé que as águas tinham baixado. Foram associados aos seus ramos idéias de amizade e paz. A Bíblia ainda diz que os querubins do Templo de Salomão eram de madeira de oliveira. “E no oráculo fez dois querubins de madeira de oliveira, cada um da altura de dez côvados”. (1 Rs 6. 23) Segundo a bíblia, o próprio Jesus teve de ser provado em sua perseverança quando verteu suor que se tornou em gotas de sangue quando estava em Getsêmani (prensa de óleo), no Monte das Oliveiras. Isso nos relembra que ali é o lugar de sair óleo para abençoar! (Lc 22:44).

Florescências e polinização

Dependendo da área em que se encontram, as oliveiras florescem entre o fim de Abril e o princípio de Junho em cada inflorescência encontram-se entre 10 e 40 flores.
As flores brancas ou amarelas são hermafroditas, mas podem no entanto ser funcionalmente monossexuadas. A flor compõe-se de 4 sépalas e 3 pétalas crescidas.
Sendo sujeita a falta de água ou de nutrientes cerca de 6 semanas antes da flor, a colheita é reduzida uma vez que o número de flores é reduzido e estas não produzirão fruto. A maioria das espécies polinizam-se a si próprias, apesar da polinização à distância produzir rendimentos maiores. Outros tipos exigem a polinização à distância e necessitam do pólen de um exemplar diferente. As flores são polinizadas pelo vento.

Aplicação na Terapia Floral

Presente no sistema de Florais de Bach, o floral Olive atua naqueles que sofrem fisicamente ou mentalmente, sentem exaustos por causa de alguma doença, dor ou batalha. Ajuda a renovar nossa força trazendo vitalidade. Elimina a fadiga, o esgotamento físico e mental, sendo bastante utilizada para períodos estressantes decorrentes de crises, separações e problemas de saúde.

Fontes de pesquisa: wikipédia; www.bibliabytes.com.br ; www.mistico.com

4 comentários:

  1. Eu tenho muita vontade de tatuar uma oliveira, justamente por tudo o que ela significa: perenidade, força, uma perfeita representação do cristão. Gostei muito de sua explanação sobre a árvore :)

    ResponderExcluir
  2. Acredito que Deus não vai curtir uma tatuagem no seu corpo, o melhor que você pode fazer é entregar o seu coração a ele.

    ResponderExcluir
  3. Explanação perfeita. Revitalizando o corpo fisico, mental e espiritual.

    ResponderExcluir
  4. Suzany, ela nos doa uma potente luz verde amarelada que renova a aura e traz um ar de jovialidade aos que usam esse floral... Beijos!

    ResponderExcluir